quarta-feira, 27 de junho de 2012

Roupa de mãe

Muito se fala sobre roupas de gestantes, mas pouco se fala sobre roupas de mãe.
No meu caso especificamente, sempre sofri (e meu guarda roupas comigo) de velhice precoce. Não tenho o hábito de usar aquilo que a maioria das publicações especializadas em moda consideram adequado para minha idade. Agora, especificamente nesta fase maternal, acho que piorei.
Pensando no assunto percebi que existe todo tipo de mãe, nova, velho, gorda, magra, feia, bonita e também as sem noção. Pelo menos sem noção da vergonha que fazem seus filhos passar quando vestem certas roupas. Separei alguns casos específicos, mas que fique claro que é a minha opinião pessoal e não uma regra. 
E para especificar bem que a roupa pode, sim, trazer alguns (pré)julgamentos resolvi dividir as fotos em três conceitos: Piriguete (com certeza você conhece uma), Meus 20 e poucos anos (roupas jovens e fresh, mas nem sempre adequadas a filhos) e Mamãe pode (o que eu me sinto confortável tanto em usar quanto em ver outras - inclusive a minha - mães usando).


1. Vestido
Peça clássica do guarda roupa feminino, o vestido exala feminilidade como nenhuma outra peça de roupa.
A primeira foto exemplifica bem que nem toda roupa é adequada a qualquer pessoa. Piriguetíssimo, o vestido soma decote +estampa + mini comprimento.
O segundo exemplo é lindo. Fresh, moderno, quase comportado. Mas não consigo imaginar uma mãe abaixando confortável e elegantemente pra conversar com seu filho com uma saia tão curta. 
O terceiro vestido, apesar de não conhecer nenhuma mãe tão magra quanto a VB é a tradução do que eu imagino quando penso em maternidade. Chic e elegante, mantém um comprimento adequado e uma cor alegre.


2. Macacão
Macacão de couro, só a Mulher Gato, e por ser ficção. 
Os dois exemplos "meus 20 e poucos anos" são lindos e usáveis, mas o preto tem um decote que eu fecharia meus olhos se visse minha mãe usando e o estampado, de novo, tem comprimento inapropriado para lidar com crianças. 
Quem faz questão de usar decote pode optar pelo decote em V (desde que não termine perto do seu umbigo), de um ombro só , ou por um recorte estratégico nos ombros. O modelo cinza é ótimo para quem precisa de sobriedade no trabalho e conforto dentro de casa.


3. Saia
Pra quem achou a primeira foto bonita fica a dica: Pirigueti de boutique ainda é pirigueti. 
Em relação à segunda foto, eu adorei o look, mas não consigo imaginar uma mãe de saia de tutu, fica parecendo que roubou do guarda roupa da filha, sabe?!
A saia longa preta é conforto + elegância = mãe linda. Saia lápis com camisa é clássico para mães que trabalham fora. Saia longa estampada é uma boa opção para dar uma modernizada sem perder conforto e elegância.


4. Calça
Legging + top + estampa = .... pirigueti é pouco.
Calças estampadas são lindas, além de serem super tendência. Mas não acho que combinem com mães. Preconceito puro e simples. Mas quando olho para aquelas fotos não vejo mães, vejo garotas que querem se divertir.
As duas últimas fotos trazem exemplos lindos pro trabalho e pro lazer. Amo essa palazzo pant da Grazi, é inusitada de tão simples e linda. Duas opções para um visual lindo e que não irá se desfazer na presença de uma criança.

No fundo, no fundo, vale quase tudo (menos macacão de couro colado) desde que haja bom senso. Pense em como você se sentiria se visse sua mãe vestida assim te buscando na escola. E antes de dizer que não vai mudar todo seu guarda roupa só porque virou mãe, lembre-se que ser mãe é escolha.

Nenhum comentário: